Biografia Vafana va unanga
Vafana va unanga é um grupo masculino de canto coral que existe desde 2008. Fundado pelo respectivo maestro, o grupo é composto por 10 jovens com idades compreendidas entre os 20 e 30 anos e uma grande equipa que acompanha o grupo na produção de músicas, eventos e mais.

O grupo foi lançado oficialmente em Novembro de 2009 ainda com o nome Spirit Voice, num concerto musical que teve lugar na Casa de Cultura do Alto-Maé em Maputo. Desde então tem vindo a crescer e firmar-se no mercado musical nacional recebendo convites para participar em eventos culturais. Ainda no mesmo o grupo um convite da Casa de cultura para representar o pais num festival internacional de cultura realizado anualmente na Africa do sul.

Esta foi uma boa experiencia que o grupo colheu sobretudo por ter actuado em palco com grandes nomes da musica africana.

Em Novembro de 2011, sob tutela da rtm (rádio trans-mundial), lança o primeiro CD de originais intitulado “A mudança e connosco”, que conta com 8 faixas com uma diversidade temática. Este CD contribuiu em grande para o fortalecimento do grupo no sentido em que o mesmo passou a ser mais solicitado para eventos a nível nacional e internacional.

Em Março de 2013 o grupo realizou um concerto intitulado “Estende a tua mão” de apoio as vitimas das cheias que assolaram as regiões centro e norte de Moçambique. Este concerto teve lugar no Ntsindya- Centro Cultural Municipal e contou com o apoio da CVM- Cruz Vermelha de Moçambique.

Preocupado com a falta de promoção da música coral nos pais, o grupo escreveu um projecto intitulado Kuyimba, que consistia em juntar grupos corais da praça para promoverem seus trabalhos através de sessões de música coral. O projecto foi lançado em Agosto de 2014 e contou com presença de muitos grupos corais que aos Domingos abrilhantavam seus admiradores com música coral. O kuyimba durou 3 meses e foi um marco importante na promoção da música coral e na história do grupo.

No inicio de 2014 o grupo decide mudar de nome para Vafana va unanga, por achar que se identificava mais com o perfil do grupo, visto ser um grupo com raízes moçambicanas sobretudo nas composições musicais e no traje. Aliado a mudança de nome, o grupo gravou um tema intitulado kutsaka que veio a conquistar a simpatia do público e uma das passagens da musica falava de Vafana va unanga que foi oficialmente baptizado como o nome do grupo.

Nos finais de 2014 o grupo abriu um estúdio próprio que servia para gravação de demos e ensaios. Neste estúdio varias composições conhecidas e não conhecidas foram gravadas e serviram para procura de parceiros dos projectos que este criava. Ainda no mesmo ano o grupo entrou em estúdio para começar com as gravações do segundo álbum e decidiu que o álbum sairia em singles.

A primeira música deste projecto foi Hitsakile namuntla (disponível na internet para downloads) e teve muita aceitação por parte do publico pela temática, isto é, casamento. Por esse motivo o grupo decidiu lançar um single com músicas para animar em casamentos, e iniciou a sua promoção com shows e aparições na televisão.

Vafana va unanga é hoje um dos grupos de referência na música coral moçambicana, pelo tempo de existência e por conseguir manter-se activo nas condições nada favoráveis que o mercado nacional oferece. O grupo vafana va unanga é autor de músicas como: Rhundzuvulani munu wa khale (musica que ganhou repercussão nacional), ndzita hlula, hitsakile namuntla, siku dzanga entre outras.

Todas estas musicas entre outras não citadas estão disponíveis no blog oficial do grupo através do link:

Nomes dos integrantes:

Nas vozes: Mavundja (maestro e compositor), Flugencio, Zuber, Keith, France, Antoninho, Jorge, Salvador, Wilson, Chico,

Instrumentos: Marino (percussao),

Filmagem e fotografia: Valente Matlombe, Toni Mausse.,

Publicidade e marketing: Daniel, Ernesto.



Eis alguns eventos que fazem a historia do grupo:

  1. Realização de um concerto pela PAZ no CREISPU (Centro Recreativo do ISPU) na Universidade A Politécnica, 2016.
  2. Realização de um concerto pela PAZ no Centro Cultural Americano a 17 de Agosto de, 2016.
  3. Realização de um concerto beneficente para as vítimas das cheias de 2014, com o apoio da Cruz Vermelha de Moçambique, no Ntsindya- Centro Cultural Municipal.
  4. Inauguração do Banco Mulher, em 2014;
  5. Abertura da 5ª Edição do Fest Coros (Reality show que promove o canto coral em Moçambique) em 2012;
  6. A investidura de S. Excia, o presidente da República Armando Emílio Guebuza em 2010;
  7. Lançamento da nova embalagem do caldo Maggi da Nestlé (convidado a compor a música principal do evento) em 2011;
  8. 25 Anos de cooperação entre Moçambique e Estados Unidos da América em 2010;
  9. 15 Anos do Millennium bim com presença do presidente da República (participação no momento solene do evento) em 2009;
  10. Lançamento do álbum dos TPM, com presença dos Lady Smith Black Mambazo em 2009;
  11. 2ª Edição do Fest Coros (co-autor da trilha sonora de fundo da ediçao 2007);
  12. Representou Moçambique no Festival internacional de cultura GCWALA NGAMASIKO, realizado na África do Sul em Pretória e Joanesburgo, tendo participado de vários workshops contribuindo com experiência do canto coral e danças tradicionais moçambicanas com destaque para o Xigubo e Korokotxi em 2009;
  13. Participou de um workshop cultural dos PALOP designado: A língua portuguesa em prol do desenvolvimento cultural dos PALOP, realizado em Moçambique no Centro Cultural Moçambique-Brasil, (como representante dos artistas e corais moçambicanos convidados para o intercambio cultural) em 2008;
  14. Liderou o coral da delegação da província de Maputo para o 30° Aniversário do Ministério Feminino da IMUM (Igreja Metodista Unida de Moçambique) em Cambine, província de Inhambane em 2008, entre outros.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Vafana Va Unanga - Blogger Templates - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -